CONFORTO AMBIENTAL

Para assegurar a qualidade do ambiente aos ocupantes da edificação

O escopo central das consultorias CTE em conforto ambiental envolve a coordenação e o fornecimento de orientações de projeto baseada em simulações computacionais de análise térmica e lumínica, estudos de sombreamento e insolação, ventilação natural, proteção solar, análise bioclimática, ente outros, para assegurar a qualidade do ambiente aos ocupantes da edificação. Inclui consultoria para atendimento aos parâmetros e requisitos da norma NBR 15.575 – Norma de Desempenho para Edificações. 

Conheça as consultorias do CTE

 

Diretrizes bioclimáticas para a cidade

Através da análise bioclimática do local onde o projeto será inserido, são propostas diretrizes a fim de criar condições mais propícias ao conforto dos habitantes, de modo a incentivar a utilização dos locais públicos, a redução do uso de veículos, e influenciar as condições internas dos edifícios, minimizando o consumo energético dessas edificações. Alguns aspectos abordados são a orientação e o dimensionamento das ruas, o acesso ao sol e a iluminação natural, o direcionamento dos ventos e outras estratégias passivas e ativas, de acordo com o clima.

 

Diretrizes bioclimáticas para o projeto

Com a finalidade de um projeto com menor impacto ambiental e com maior conforto dos usuários, são realizadas diretrizes de modo a auxiliar o projeto conforme as condições climáticas de onde a edificação será inserida. Alguns aspectos abordados são: orientação, envoltória (materiais e aberturas), proteção solar, e outras estratégias passivas e ativas, de acordo com o clima em que o projeto está inserido.

 

Análise térmica

A análise compreende a simulação para verificação das temperaturas internas e recomendações conforme as necessidades dos usuários. Podem ser verificadas condições com o uso de estratégias passivas (ex. ventilação natural) ou ativas (ex. ar condicionado).

 

Análise lumínica (natural e artificial)

A análise compreende a simulação de iluminação natural ou artificial para verificação do nível de iluminação do ambiente e recomendações conforme o requerimento de iluminação mínimo para realização de tarefas.

 

Análise de sombreamento e insolação

A análise de sombreamento estuda o impacto ocasionado pela inserção do projeto em seu entorno imediato. Além disso, pode ser realizada consultoria em insolação, na qual é quantificado o acesso ao sol do projeto e do entorno pós-inserção do projeto.

 

Análise de ventilação natural

A consultoria em ventilação natural busca analisar se as aberturas para ventilação natural no projeto são benéficas ao usuário, garantem a qualidade do ar e aumentam a eficiência de trocas. Esta análise pode ser feita em diferentes tipos de edificação, como galpão, edifícios comerciais, residenciais, institucionais, de recreação e lazer. A consultoria pode analisar o fluxo de ar em ambientes internos ou o estudo de impacto da vizinhança em relação à ventilação, com análise de estudo de sombras de vento e consequências ocasionadas pelo projeto.

 

Dimensionamento de aberturas e proteção solar

A consultoria no dimensionamento de aberturas busca encontrar um equilíbrio para garantir a qualidade do ar, acesso às vistas, iluminação e ventilação natural. As aberturas também permitem a entrada de muita radiação solar, que pode ocasionar altas temperaturas internas e ofuscamento. Para evitar esse desconforto, recomenda-se a inserção de proteção solar. A consultoria visa o auxílio no dimensionamento solar e a análise da adequação conforme o clima.

 

Análise de ergonomia e acessibilidade

Através da análise dos projetos, é realizada uma análise ergonômica em relação à espacialidade, mobilidade e acessibilidade, com identificação de fatores de risco e desconforto. O CTE oferece consultoria para atendimento da norma NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbano.

 

Análise bioclimática do projeto

Análise a partir do projeto do ponto de vista das variáveis climáticas, de modo a potencializar a utilização de condições naturais favoráveis. São realizadas as análises descritas anteriromente e compiladas em um único estudo, considerando as suas inter-relações (conforto térmico, lumínico, ventilação natural, sombreamento e insolação e dimensionamento de aberturas e proteção solar).

 

Cases

Veja alguns estudos de conforto ambiental:

Contato

 

Para mais informações sobre as consultorias do CTE para conforto ambiental, entre em contato com:

Bruno Scalet - Coordenador de Eficiência Energética e Conforto Ambiental
e-mailbscalet@cte.com.br  /  telefone: 11 2149-0300