SUSTENTABILIDADE PARA MATERIAIS

O compromisso com informações técnicas e ambientais de seus produtos

Consultorias para o aperfeiçoamento de materiais e fabricantes, com o objetivo de melhorar o seu posicionamento no mercado consumidor por meio da sustentabilidade, incluindo orientações para melhoria dos produtos, de sua comunicação, das instalações fabris e a obtenção de certificações reconhecidas internacionalmente. 

Conheça as consultorias e produtos do CTE

 

Tabela Ambiental® (metodologia do CTE)

Consultoria específica aos fabricantes para aperfeiçoar a divulgação das informações relativas à sustentabilidade de seus produtos para o mercado consumidor, por meio da criação de uma Tabela Ambiental®. O trabalho consiste em uma análise do produto em relação às normas técnicas, identificação de seus benefícios para os processos de certificação (LEED, AQUA, PROCEL, etc.) e o fornecimento de informações ambientais claras para o mercado. A consultoria também contempla o apoio no desenvolvimento do material de marketing e o treinamento das equipes de vendas.

 

Cradle to Cradle Certified™

Consultoria aos fabricantes para a certificação de materiais e produtos sustentáveis Cradle to Cradle Certified™, internacionalmente reconhecida. O programa de melhoria contínua envolve o produto e sua fabricação em cinco temas: Materiais Saudáveis; Materiais Reutilizáveis; Energia Renovável; Gestão da Água; Responsabilidade Social. Mais de 400 grupos de produtos já são certificados no mundo, sendo 262 para construção civil e arquitetura. E este é o único selo verde multiatributo aceito para o LEED v4. A consultoria para certificação deve ser realizada apenas por uma empresa acreditada pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute (C2CPII). O CTE tornou-se empresa acreditada, ou seja, é um Accredited Assessment Body, título que permite as análises, propostas de melhoria e o desenvolvimento da documentação para certificação, avaliada nos EUA. É o C2CPII que concede o certificado. Clique aqui para saber mais sobre Cradle to Cradle e a consultoria do CTE.

 

C2C Material Health Certificate Standard - C2CPII 

Consultoria para a certificação de materiais e produtos sustentáveis no capítulo de Materiais Saudáveis do selo Cradle to Cradle Certified™.  O certificado fornece informações sobre a segurança química do produto, promovendo a melhoria contínua e a evolução tecnológica rumo à química verde. Assim como a certificação Cradle to Cradle Certified™, o serviço de consultoria deve ser realizado apenas por empresas acreditadas pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute (C2CPII), título este concedido para o CTE desde 2014. 

 

Health Product Declaration (HPD)

Relatório que visa promover a transparência sobre a composição química do produto, segundo padrão definido pela ong HPD Collaborative, com formato e instruções para uma comunicação precisa, confiável e consistente que englobe as características de segurança e saúde relacionadas ao material. Aplicável a qualquer produto, como cimento, concreto, tintas, adesivos, argamassas, MDF, entre outros, o HPD é referência em comunicação para o LEED, contribuindo para a pontuação de projetos que pretendem obter esta certificação.

 

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

Relatório que apresenta os impactos ambientais relacionados ao ciclo de vida de um produto. O desenvolvimento de Relatórios de ACV por parte dos fabricantes é tendência mundial e requisito para escolha de materiais em sistemas de certificação para edifícios verdes como o LEED e o AQUA.

 

Declaração Ambiental de Produto (EDP)

A Declaração Ambiental de Produto é uma rotulagem de terceira parte que certifica, de forma independente e idônea, estudos de Avaliação do Ciclo de Vida – ACV, onde são quantificados os impactos ambientais gerados durante o ciclo de vida de produtos. Além do desenvolvimento da ACV ,  o CTE identifica para os fabricantes as melhores regras e instituições de terceira parte para desenvolvimento e emissão do EPD. Para o LEED v4, o EPD tem peso 4 vezes maior do que o ACV.

 

Pegada de Carbono  e Pegada Hídrica

Pegada Hídrica: consultoria para fabricantes que visa calcular a pegada hídrica de seus produtos, definida como o volume de água total usada durante a produção e consumo direto e indireto no processo de manufatura. O indicador da pegada hídrica contribui para a gestão racional do uso de água na indústria e pode ser divulgada publicamente como estratégia de sustentabilidade para clientes e investidores. 

Pegada de carbono: consultoria para fabricantes que visa calcular a pegada de carbono de seus produtos, ou seja, a quantidade total das emissões de gases do efeito estufa gerada direta e indiretamente desde a etapa de extração das matérias-primas até o portão da fábrica ou até o seu descarte.

 

Conteúdo de marketing sustentável

Consultoria para desenvolvimento e revisão de textos para materiais de divulgação como folders, site, embalagens, vídeos. Conteúdo técnico e ambiental para a equipe de propaganda e marketing da empresa.

 

Consulta Técnica

Orientação técnica ao fabricante para o preenchimento de Autodeclarações Ambientais específicas. Custo acessível e entregável imediato:

1.Autodeclaração Ambiental COV (Compostos orgânicos Voláteis) – LEED v3 e v4

2.Autodeclaração Ambiental Conteúdo Reciclado e Regional – LEED v3 e v4

3.Ficha de informação de produto AQUA-HQETM

4.Orientação para atendimento do LEED v4

 

Cases

Veja alguns cases de sustentabilidade para materiais:

Contato

 

Para mais informações sobre as consultorias do CTE para sustentabilidade de materiais, entre em contato com:

Adriana Hansen - Coordenadora de Projetos Sustentáveis
e-mail: adriana@cte.com.br  /  telefone: 11 2149-0300