Caixa financia sistemas de aquecimento solar em moradias do Minha Casa Minha Vida

A Caixa Econômica Federal beneficiou mais de 183 mil moradias do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) com sistemas de aquecimento de água a partir de energia solar. Na segunda etapa do programa, os equipamentos se tornaram obrigatórios em casas destinadas às famílias com renda de até R$ 1,6 mil. Os custos de aquisição e instalação do sistema de aquecimento estão limitados a R$ 2 mil por cada moradia, valor que é incorporado ao custo do imóvel.

Segundo o gerente nacional de Sustentabilidade da Caixa, Jean Benevides, a energia solar utilizada para aquecer a água diminui a necessidade do uso da energia elétrica, reduzindo em até 30% o valor da conta de luz dos beneficiários do programa. Ainda de acordo com o executivo, o  projeto vai de encontro ao Plano Nacional sobre Mudança do Clima e atende as metas de eficiência energética do Plano Nacional de Energia (PNE 2030), além de reduzir os investimentos na geração e distribuição de energia elétrica”.

Pesquisa realizada pela Caixa em 5.365 moradias contempladas com o sistema aponta que 80% dos moradores entrevistados estão satisfeitos com o sistema de aquecimento solar de água e que 85% recomendam o uso do equipamento. Além disso, 60% das pessoas consultadas dizem que houve redução na conta de luz, sendo que 51% desse total utilizaram o dinheiro que sobrou na compra de alimentos, itens de saúde, educação, lazer e melhorias no imóvel.

Fonte: www.petronoticias.com.br/archives/37047