ONU vai financiar projetos juvenis de planejamento urbano para países em desenvolvimento

RIO — Se você tem alguma ideia interessante e executável na área de habitação e mobilidade, esta pode ser sua chance de colocar em prática. É que o Fundo para Juventude Urbana do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) está promovendo um concurso que vai selecionar projetos de urbanização sustentável destinado a países em desenvolvimento.

Os vencedores receberão bolsas de até US$ 25 mil, e as ações devem cobrir temas como boa governança urbana, habitação, regularização fundiária e emprego. Podem se inscrever jovens com idade entre 15 e 32 anos de países em desenvolvimento da África, Ásia, América Latina e Caribe.

O objetivo da ONU, além tornar ideias em projetos concretos, é o de inserir jovens nas políticas e estratégias de desenvolvimento onde moram. Para o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Rio de Janeiro (IAB-RJ), Pedro da Luz Moreira, é muito bom que se incentive a participação de estudantes nas discussões sobre o tema, pois vai se criando essa cultura nas novas gerações.

— É importante que os futuros arquitetos desenvolvam sensibilidade para essa área de planejamento urbano, que não deve ser olhada de forma segmentada. É preciso ter uma visão na sua integridade, que envolve não só os modais de alta capacidade, mas também questões que são muito caras, como a caminhada do pedestre, o uso de bicicletas, para que todas essas articulações entre modais sejam olhadas de forma global.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril pelo site http://www.unhabitat.org/youthfund

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/imoveis/onu-vai-financiar-projetos-juvenis-de-planejamento-urbano-para-paises-em-desenvolvimento-11722695