CBCA lança nova versão do Manual Steel Framing: Engenharia

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) acaba de lançar mais um manual para os profissionais envolvidos com a construção metálica. Esta nova publicação traz novidades em relação ao manual anterior, lançado em 2006.

Em sua 2ª edição contém os principais conceitos relativos aos perfis formados a frio e o seu dimensionamento e às ligações segundo os critérios da ABNT NBR 14762:2010 – Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio – Procedimento. São também consideradas as prescrições da ABNT NBR 15253:2014 - Perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis estruturais reticulados em edificações - Requisitos gerais. Ainda estão disponibilizadas tabelas para o pré-dimensionamento das barras estruturais (montantes, vigas e elementos das tesouras do telhado) dos subsistemas de paredes, pisos e de cobertura para determinados edifícios residenciais com até dois pavimentos, e, os profissionais passam a contar com gráficos de pré-dimensionamento de barras submetidas à força axial de compressão, à flexão simples e à flexo-compressão.

O sistema construtivo conhecido mundialmente como “Light Steel Framing (LSF)”, também designado como sistema autoportante de construção a seco em aço, vem se consolidando nos últimos anos no mercado da construção civil brasileira podendo ser encontrado em obras diversas nas várias regiões do país.

Esta é mais uma publicação de uma série de manuais que procura disseminar informações técnicas e as melhores práticas relacionadas à construção em aço.

O Manual de Construção em Aço – Steel Framing: Engenharia pode ser baixado gratuitamente no site do CBCA.

Fonte: CBCA