OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SUSTENTÁVEL

Edifícios sustentáveis são operados com foco em alto desempenho

A etapa de Operação e Manutenção de edificações é responsável por aproximadamente 75% de todo impacto ambiental associado a uma edificação durante todo seu ciclo de vida. Dado que demonstra a inequívoca importância de, além de se projetar e construir edifícios verdes, promover um processo de Operação e Manutenção sustentável, focado na melhoria contínua do desempenho das edificações, na redução dos impactos ambientais e no conforto dos ocupantes. Conheça as consultorias do CTE para Operação e Manutenção de edificações, ou portfólios imobiliários sustentáveis de alto desempenho, alta rentabilidade e aderente às principais certificações ambientais

Conheça as consultorias do CTE

 

Certificação LEED for Operations & Maintenance: Existing Buildings (LEED EB O+M)

O CTE é especializado em certificação e recertificação LEED for Existing Buildings Operation + Maintenance (LEED-EB: O & M). Nossa intenção é ajudar os edifícios existentes a alcançar práticas de alto desempenho, saudáveis, duráveis, acessíveis e sustentáveis. Os benefícios da certificação LEED EB: O + M incluem: ferramenta de medição, verificação e validação de insumo; um "selo de aprovação" que dá credibilidade; facilidade de comunicar metas de sustentabilidade com a equipe; vantagens financeiras por ser edifício certificado LEED (custos operacionais mais baixos, ROI mais elevado, aumento de ocupação e aluguel, maior valor de revenda); diferenciação de mercado e reputação, crescente demanda dos inquilinos, obsolescência reduzida e menor custo de energia.

Certificação Aqua-HQE para edifícios em operação

Consultoria técnica para a incorporação dos critérios de sustentabilidade da Certificação Aqua-HQE na etapa Operação e Uso. O trabalho consiste na análise sistêmica do processo de operação e manutenção para otimização do consumo de água, energia e materiais, bem como para melhoria da qualidade do ambiente construído.

 

Programa de Operação e Manutenção Sustentável

Desenvolvimento de um programa customizado para cada edificação focado em estratégias para melhoria do desempenho no consumo de água, energia e na gestão de resíduos sólidos, permitindo a redução de custos operacionais e elevação dos padrões de sustentabilidade da edificação. Estes desempenhos são acompanhados através de indicadores desenhados exclusivamente para cada edifício. Durante o processo, toda equipe envolvida é capacitada de modo a permitir que o programa seja mantido e aperfeiçoado continuamente.

 

Gestão energética e hídrica

Identificação de oportunidades para reduzir o consumo de água e energia, seja em um edifício, em portfólio de edifícios, uma grande indústria ou dentro uma empresa. Os serviços são customizados e compreendem:

Diagnóstico energético: A boa gestão inicia com um bom diagnóstico da situação atual. Nossa equipe realiza esta avaliação seguindo protocolo da ASHRAE, reconhecido internacionalmente, porém o executa de uma forma sistêmica, permitindo uma avaliação de todos os sistemas e equipamentos que consomem energia tanto quanto à sua eficiência quanto a rotinas de operação de manutenção. O resultado do trabalho consiste em uma lista de oportunidades de melhoria, que se iniciam com atividades sem custos, passam por estratégias e podem chegar a estratégias de maior custo de implantação. Para todas as estratégias são apresentadas os custos de implantação e o retorno esperado, permitindo priorizar cada estratégia de acordo com o tempo de retorno.

Implantação: Nossa equipe desenvolve e aplica um plano de implantação para cada etapa definida, e acompanha todo o processo de implantação, desde a contratação dos fornecedores até a completa instalação ou conclusão dos serviços, garantindo que os ganhos previstos sejam realmente atendidos. Quando necessário, apoiamos na tomada de financiamento exclusivo para implantação das estratégias elencadas

Monitoramento: O monitoramento de consumo é fator determinante para qualquer bom sistema de gestão. O CTE desenvolve e monitora indicadores de desempenho que permitem acompanhar e monitorar os níveis de desempenho esperados para cada projeto. Esta medição pode ser realizada por sistema remoto ou por indicadores criados para controle local.

Treinamento: O sucesso do programa de gestão está nas pessoas que irão mentê-lo, por isso nossa equipe capacita todos os envolvidos no processo, deste a alta direção até as equipes de campo, permitindo que todos estejam comprometidos com a melhoria contínua dos sistemas de gestão de energia.

 

Gestão de resíduos sólidos

Consultoria para melhoria dos processos de gestão de resíduos sólidos que compreendem: desenvolvimento de Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) e diagnóstico de geração, coleta e destinação, visando elevar os índices de reciclagem existentes.

 

Programas de gestão sustentável de portfólios imobiliários

Maximização da eficiência em todo o portfólio do cliente, criando programas escaláveis e soluções que se aplicam a todas as propriedades de seu portfólio. Através da criação de estratégias de ESG em toda a carteira, tem-se um impacto maior, pecebido por maiores economias e impostos positivos na forma de gerenciar seus ativos.

 

GRESB - Global Real Estate Sustainability Benchmark

O GRESB é uma iniciativa global de benchmark de sustentabilidade imobiliária que monitora sistematicamente o desempenho social, ambiental e de governança (ESG) de fundos de investimento, incluindo carteiras imobiliárias e ativos de infraestrutura. O GRESB compila anualmente um ranking global de fundos imobiliários e empresas imobiliárias em termos de desempenho da ESG, o que torna o desempenho de sustentabilidade fácil de comparar. O CTE desenvolve consultoria para todo o processo, desde a coleta de dados dos ativos, passando pela elaboração da documentação que será enviada para avaliação e, posteriormente, realizando o monitoramento dos indicadores e promovendo ações de melhoria que possam elevar o resultado nas próximas avaliações.

Cases

Veja alguns cases de operação e manutenção sustentável:

Contato

 

Para mais informações sobre as consultorias do CTE para operação e manutenção sustentável, entre em contato com:

Wagner Oliveira  - Gerente de Consultoria, Líder do Núcleo de Operação & Manutenção e Integrante do Comitê Diretor da Unidade de Sustentabilidade 
e-mail: wagneroliveira@cte.com.br  /  telefone: 11 2149-0300