CTE monitora obras do Loteamento EntreVerdes em Campinas

As obras do loteamento foram iniciadas no último mês de setembro.

 

Com uma área de mais de 3 milhões de metros quadrados, o loteamento pertencente ao Consórcio EntreVerdes, com a participação da BrasilInveste, THCM e Rossi Residencial, está localizado no bairro de Sousas, em Campinas (SP) e contará com repleta infraestrutura, mais de 1 milhão de metros quadrados de áreas verdes provenientes de mata nativa, trilhas para ciclismo e caminhada, áreas de recreação com dois clubes, áreas espaço gourmet, play ground para crianças, mirante, Centro Comercial e escola do Grupo Pueri Domus.

As obras do loteamento já foram iniciadas e contam com a participação do CTE no monitoramento e controle do andamento físico de todas as fases da obra, assim como acompanhamento dos controles da qualidade de todas as etapas executivas do empreendimento.

O loteamento EntreVerdes, além de grandioso, prevê ainda o prolongamento de aproximadamente 6,5 km da Av. Mackenzie, que possibilitará o acesso em 10 minutos ao shopping mais bem conceituado da cidade, o Iguatemi. “Este projeto é ao mesmo tempo desafiador e motivador para o CTE, pois trata de uma obra de monitoramento de loteamentos com extensão de uma avenida, o que envolverá desde estudos do solo até a implantação do loteamento e pavimentação de uma avenida”, afirma Gincarlo Di Pillipi, diretor da área de Gerenciamento de Projetos e Obras do CTE.

As obras do empreendimento estão divididas em duas etapas:

Etapa 1 - Loteamento EntreVerdes

Área total do empreendimento:3.155.350,00 m²

Área total dos lotes: 1.424.160,06 m²

Tamanho médio dos lotes: 1.100,00 m²

Prazo de obra previsto: 48 meses

Etapa 2 - Prolongamento da Av. Mackenzie

Extensão do prolongamento: 6,5 Km (aproximado)

Prazo de obra previsto: 18 meses

 

O escopo do CTE no loteamento EntreVerdes envolve o monitoramento dos prazos das obras, liberação de recursos à construtora e verificação da qualidade dos trabalhos executados, especificações de materiais e aderência das obras aos projetos executivos.

Para garantir também o uso dos recursos destinados a este empreendimento de maneira controlada, o CTE conta com uma equipe própria e qualificada neste segmento, que realiza um acompanhamento minucioso do andamento físico real do empreendimento. Para esta análise, estão sendo usados recursos avançados no controle de execução de obras de terraplenagem e pavimentação, como diagramas de massas, cronogramas físico e financeiros, histogramas e eventogramas.

 

Andamento das obras de prolongamento da Av. Mackenzie (Outubro 2013)

 

O estágio atual do projeto mostra uma evolução física global de 6% no andamento das obras de prolongamento da Av. Mackenzie, que possui um vasto efetivo de máquinas e equipamentos para que se atinja a meta de conclusão das obras em 18 meses. Os serviços hoje executados são de corte e aterro do solo, de compensação do material dentro do próprio terreno, propiciando assim a demarcação e preparação de subleitos para posterior execução da pavimentação. Também está em execução a rede de drenagem e captação de águas, além de galerias para passagem de fauna.

 

Andamento das obras do loteamento EntreVerdes (Outubro 2013)

 

Já as obras do loteamento estão em fase inicial, em etapa de destoca e corte da arborização e limpeza da camada vegetal nas áreas das ruas e avenidas das quadras. Assim que estes serviços forem concluídos, serão iniciados a demarcação dos lotes e os serviços de terraplanagem nas ruas e avenidas.

O projeto de loteamento EntreVerdes e de prolongamento da Av. Mackenzie prevê ainda a construção de cinco corredores de fauna e a plantação de oito mil mudas de árvores nativas na região.