Nova biblioteca do Colégio Santa Cruz: gestão de projetos em BIM

Coordenação e compatibilização de projetos em BIM, realizadas pelo CTE, ajudarão na redução dos problemas e desperdícios em obra

 

O CTE iniciou um novo projeto na área de Coordenação e Compatibilização de Projetos para um tradicional colégio de São Paulo. Trata-se da nova Biblioteca do Colégio Santa Cruz, localizado no bairro Alto de Pinheiros. A biblioteca atual será demolida e dará lugar ao projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos.

A nova biblioteca, mais do que um acervo de livros, será um local de encontro e de estudos aberto para toda a comunidade da escola. A construção de aproximadamente 1.800 m² terá volumetria leve e transparente, garantindo a perfeita integração com o campus. O espaço principal da biblioteca será no andar superior, suspenso do solo, deixando térreo livre para espaço de encontro e convívio, e fazendo a integração com os jardins do colégio.

Um dos grandes desafios desse projeto é o limite de altura exigido pela legislação do local, que permite a construção de até, no máximo, dez metros. Para isso, é muito importante que as instalações estejam perfeitamente compatibilizadas, de tal forma que o entreforro seja o menor possível.

 

Fachada do Colégio Santa Cruz e biblioteca atual do colégio

Os projetos de arquitetura, estrutura, instalações elétricas e hidráulicas, climatização e vedações estão sendo desenvolvidos com a utilização do processo BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção). O processo BIM, além de ajudar na visualização em três dimensões, irá reduzir os problemas de compatibilização e, consequentemente, minimizar os atrasos e desperdícios na obra. As incompatibilidades físicas e funcionais, difíceis de serem visualizadas em duas dimensões, são antecipadas e comunicadas aos projetistas, para a resolução dos problemas antes do início da obra. Os quantitativos de materiais também poderão ser obtidos do modelo com maior precisão, melhorando a qualidade do orçamento da obra.

O CTE está apoiando o Colégio Santa Cruz em toda a gestão da etapa de projetos. A atuação abrange desde a condução do processo de concorrência para a contratação de projetistas complementares, até a compatibilização final dos projetos liberados para a obra. Durante o desenvolvimento dos projetos, o CTE definiu o fluxo de comunicação e compartilhamento dos arquivos, realizando a interlocução entre cliente e projetistas; organizando as reuniões, elaborando as pautas, atas e convocações conforme demanda. Além disso, definiu, em conjunto com a equipe, os prazos de entrega que são cobrados e controlados durante o processo de projetos.

 

Fachada e interior da nova biblioteca do Colégio Samta Cruz (Projeto: Andrade Morettin Arquitetos)

Faz parte do escopo do CTE o apoio técnico nas discussões de soluções e interface entre os projetos, e a realização das análises e compatibilizações. Uma vez que nem todas as disciplinas estão desenvolvendo seus projetos com a utilização de ferramentas BIM, a comunicação das interferências está sendo realizada, em parte, da maneira tradicional, com a emissão de relatórios, e também com a utilização do protocolo BCF (BIM Colaboration Format). Esse protocolo permite que o CTE indique no próprio software o que deve ser resolvido, compartilhando com o projetista responsável um arquivo que abre o modelo exatamente no local do conflito a ser corrigido.

 

Para saber mais sobre este projeto e sobre o trabalho de gestão de projetos que o CTE oferece aos seus clientes, entre em contato com:
Rodrigo Perez – Gerente de Contratos da Unidade de Gerenciamento & Obras do CTE – rodrigo@cte.com.br - 11 2149-0300