Gestão da Qualidade: consultoria CTE na era digital

Empresas otimizam sua gestão da qualidade com consultoria inovadora e online do CTE 

 

Com as inovações oriundas da chamada ‘Quarta Revolução Industrial’, as empresas da construção, de um modo geral, estão começando também a vivenciar as transformações permitidas pelas tecnologias digitais.

É fato, hoje, que as empresas necessitam que conteúdos e conhecimentos para melhoria de sua gestão sejam fornecidos por uma consultoria especializada de forma rápida e eficiente, e sejam entregues conforme a demanda de tempo de suas equipes, independentemente de limites geográficos. Mantendo a efetiva participação do consultor especializado e com boa capacitação técnica, com a adoção de uma metodologia adequada para transferir o conhecimento para a empresa e as pessoas, o CTE tem inovado e auxiliado seus clientes a transformar essa nova prática em resultado com a utilização de ferramentas tecnológicas e online.

Breve histórico: atuação do CTE na gestão da qualidade

Na década de 1990, o CTE foi pioneiro no desenvolvimento de uma metodologia de consultoria para implantação de Sistema de Gestão da Qualidade em empresas construtoras e influenciou no surgimento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP-H (originalmente, o “H” era de “Habitação”, depois o escopo foi ampliado para “Habitat”).

Para orientar no atendimento das exigências de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001, e também diante do desafio de atender empresas em todo Brasil, a metodologia de consultoria provocava a formação de grupos de empresa em parceria com os Sinduscons de cada local e a criação de uma rede de multiplicadores capacitados e coordenados pelo CTE.  

Na época, eram apresentados seminários para o grupo de empresas, em que as equipes recebiam a capacitação técnica sobre as exigências do PBQP-H e sobre como atendê-las na prática por meio de modelos de processos desenvolvidos pelo CTE. Os multiplicadores realizavam visitas técnicas presenciais nas empresas e a equipe do CTE realizava as auditorias internas. Essa metodologia de sucesso permitiu a certificação do SGQ de mais de 1.500 empresas em 18 estados brasileiros.

Ao longo dos anos 2000, a metodologia de consultoria para o Sistema de Gestão da Qualidade passou por um processo gradual de melhoria contínua, ficando mais prática, enxuta, flexível, objetiva e  cada vez mais aderente às necessidades das empresas. As consultorias passaram a ser mais personalizadas e a incorporar, quando demandada pelos clientes, sistemas informatizados de controle de documentos, treinamentos, não conformidades e ações corretivas, verificação de serviços em obra, etc.

Mais recentemente, o CTE começou a utilizar recursos de tecnologia da informação com maior frequência nas consultorias, tais como atendimento de dúvidas e revisão de documentos por e-mail e realização de reuniões à distância por sistema de teleconferência, mantendo sempre o contato com o consultor, mas otimizando deslocamentos e custos adicionais com logística.

 

 


“A consultoria do CTE foi fundamental para uma atualização eficiente e eficaz do nosso SGQ, tornando a EZTEC uma das primeiras construtoras do Brasil a ser certificada na nova NBR ISO9001:2015.” Samuel Gosch (Gerente Qualidade da EZTEC, cliente CTE desde 2006)

 

 

 

 

 

 

 


“A consultoria do CTE na atualização do SGQ foi e é de grande importância para a otimização dos processos e também para garantir excelentes resultados, que nos dão segurança para continuar crescendo.” Alexandre Barretto (Diretor da BCS, cliente CTE desde 2009)

 

 

 

 

 

 

 


“Sistemas de Gestão da Qualidade são elementos vivos dentro de uma organização. Sua maturidade esta diretamente ligada ao envolvimento das pessoas e à capacidade de se atualizar de acordo com as novas demandas do mercado e exigências normativas.  O CTE tem sido uma valiosa ferramenta de apoio na contínua evolução de nosso SGQ, traduzido em empreendimentos onde a qualidade, em todas as suas dimensões, deixa de ser subjetiva ao mesmo tempo em que atinge níveis cada vez mais elevados”. Marcelo Guaranha (Gerente da Qualidade da Construtora Adolpho Lindenberg, cliente CTE desde 2006)

 

 

 


SGQ On Demand: consultoria CTE na era digital

Hoje, os clientes que necessitam de atualização do SGQ, de acordo com a última versão do PBQP-H, contatam com uma nova metodologia desenvolvida pelo CTE: o SGQ On Demand. Via uma plataforma online, a construtora tem acesso a conteúdo produzido pelos consultores do CTE, com toda orientação para o desenvolvimento das atividades de adaptação do SGQ da empresa, incluindo a capacitação necessária através de vídeos e questionários de autoavaliação, além do levantamento das informações dos processos, que são utilizados pelos consultores na atualização dos procedimentos e controles da empresa. A empresa ainda conta com o suporte à distância dos consultores do CTE e a entrega da documentação desenvolvida em sistema informatizado para gestão do Sistema da Qualidade.

Neste novo formato de consultoria, é a empresa que determina o ritmo da capacitação de sua equipe e a velocidade da atualização do SGQ, conforme sua necessidade e demanda. Essa metodologia permite que uma empresa, independente dos limites geográficos, possa receber a consultoria especializada do CTE, bastando ter acesso à Internet.

Mais uma vez o CTE inova em suas metodologias para atender com resultados aos seus clientes!

 

 

 

Para saber mais sobre o SGQ On Demand e outros pordutos na área de Gestão e Processos que o CTE oferece aos seus clientes, entre em contato com:
Marco Guerra – Líder do Núcleo de Sistema de Gestão Integrada do CTE – mguerra@cte.com.br - 11 2149-0300