CTE Desempenho: um sistema para organizar evidências da NBR 15575

Sistema via web com consultoria especializada à distância do CTE

 

O aspecto jurídico é hoje uma das grandes preocupações das empresas sobre a Norma de Desempenho. Com o conceito de Vida Útil de Projeto que se estende até 50 anos, as construtoras e incorporadoras precisam conhecer o comportamento dos materiais, componentes, elementos e sistemas construtivos utilizados nas edificações e em suas partes.

O segmento da construção já está bem atento à necessidade de comprovação dos diversos requisitos da ABNT NBR 15575, por meio da realização de ensaios, testes e medições, além de um cuidado especial na fase de projeto para definir soluções adequadas às reais necessidades dos clientes.

A comprovação do atendimento a cada um dos requisitos normativos tem sido, portanto, um dos pontos de alerta das empresas, e muitas construtoras e incorporadoras têm procurado os serviços do CTE para a produção de uma “lista de ensaios” a serem realizados com base na Norma de Desempenho. Diante disso, percebemos a necessidade de estabelecer um método para a coleta e organização dos registros que são gerados durante a execução do projeto e da obra, oriundos tanto de fabricantes e sistemistas, como também da própria empresa. Afinal, as evidências de atendimento poderão ser solicitadas posteriormente, para provar que a solução entregue atende aos critérios prescritos.

A natureza dessas evidências é bem diversa. Algumas têm a sua origem em projeto, como simulações, cálculos e análises técnicas. Outras requerem a realização de ensaios, testes e medições em cada um dos empreendimentos. Muitas têm que ser disponibilizadas por fabricantes. Como a lista de documentos comprobatórios não é pequena e perpassa por todas as etapas, desde a concepção até a entrega da obra, é muito importante que as empresas estabeleçam um método de coleta e organização.

 

SISTEMA CTE DESEMPENHO

O Sistema CTE Desempenho, solução adotada hoje por mais de 20 empreendimentos, une uma plataforma online de cadastro e guarda organizada de documentos com o apoio da consultoria especializada do CTE no planejamento inicial, no acompanhamento, na análise e, principalmente, na validação dos documentos, como pode ser visto na figura abaixo.  

 

 

Com um processo muito simples via web, disponível para todo o Brasil, a equipe do CTE trabalha de forma integrada com a equipe de cada obra das empresas construtoras, como ilustra a figura abaixo.

 

 

VEJA A OPINIÃO DE QUEM JÁ ESTÁ UTILIZANDO O SISTEMA CTE DESEMPENHO

“O sistema de desempenho desenvolvido pelo CTE é um grande aliado da BKO para buscar o pleno atendimento da Norma de Desempenho, mas ele vai além. Nele está inserido o Databook da obra, onde será entregue toda a documentação da obra. Esta organização é uma rápida resposta aos laudos do condomínio de pós-obra. A consultoria especializada do CTE tem feito bastante diferença na mitigação dos riscos de projeto e execução, criando uma cultura nos colaboradores para irem a fundo na contratação e definição de materiais e serviços, além de minimização de possíveis situações de risco.” Felipe Kobylko, Gerente de Projetos BKO

“O Databook é um sistema fácil de operar, bem intuitivo, e nele temos a possibilidade de consultar com rapidez as evidências que permitem comprovar o atendimento à Norma de Desempenho em cada disciplina. O sistema funciona como um banco de dados e a principal vantagem é a análise técnica que o CTE faz em cima dos documentos que inserimos no sistema.” Vanessa Fratta, Coordenadora da Qualidade RYazbek

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DA PLATAFORMA CTE DESEMPENHO

(*clique nas imagens para aumentar) 

 

 

 

 

Para saber mais e contratar o Sistema CTE Desempenho, entre em contato com:
Márcia Menezes – Coordenadora do Núcleo da Norma de Desempenho CTE – marciame@cte.com.br - 11 2149-0300