COMISSIONAMENTO DE SISTEMAS PREDIAIS

Para assegurar o funcionamento e desempenho dos sistemas projetados

O CTE oferece serviços de controle de qualidade dos sistemas prediais ao longo de todo o empreendimento, com monitoramento rigoroso que se inicia nas definições e premissas do empreendimento e se estende com a avaliação dos projetos, acompanhamento das instalações e sua entrega às equipes de operação e manutenção predial, assegurando o funcionamento e desempenho projetado.

Conheça os produtos e serviços do CTE

 

Processo de comissionamento de sistemas prediais

Processo de controle de qualidade dos sistemas prediais ao longo da cadeia de um novo empreendimento, com monitoramento rigoroso que se inicia na identificação das necessidades do cliente, definições e conceitos básicos de projetos e se estende com o acompanhamento das instalações na obra e entrega às equipes de operação e manutenção predial, com o objetivo de garantir o funcionamento e desempenho projetado. Este processo segue as premissas exigidas pela Certificação LEED® e também da norma ASHRAE Guideline 0 - The Commissioning Process.

 

Comissionamento contínuo (On going Commissioning)

Consiste na continuidade do processo de comissionamento dos sistemas prediais ao longo da fase de uso e operação de um empreendimento que foi previamente comissionado, tendo como base avaliar e acompanhar as atividades de operação e manutenção dos sistemas prediais, em conformidade com os requisitos do proprietário e premissas originais dos projetos. O objetivo deste processo é manter a funcionalidade e otimizar a utilização dos sistemas prediais na fase de uso e operação, de acordo com o desempenho energético projetado e esperado.

 

Recomissionamento

Consiste no processo de reavaliação e rechecagem dos sistemas prediais que passaram por um processo inicial de comissionamento ao longo da fase de uso e operação de um empreendimento. O recomissionamento poderá ser incluído no comissionamento contínuo, ou poderá ser implementado independentemente em função das alterações de sistemas, processos operacionais, problemas ou outras necessidades. O objetivo do recomissionamento é rechecar, revisar, manter e garantir a integridade funcional e desempenho esperado dos sistemas prediais ao longo da operação do empreendimento.

 

Retro-comissionamento

Consiste em atividades de comissionamento a ser implementadas ao longo da fase de uso e operação de um empreendimento que não passou por um processo de comissionamento. Com isso, o processo de retro-comissionamento deverá resgatar todas as informações iniciais de projetos, necessidades do cliente, conceitos básicos dos sistemas, operação e manutenção até a fase atual, com o objetivo de avaliar, revisar, qualificar e manter as atividades de operação adequada dos sistemas prediais do empreendimento.

 

Elaboração dos manuais de operação e manutenção dos sistemas prediais

Elaboração dos Manuais de Operação e Manutenção dos sistemas prediais contemplando, não somente a indicação dos manuais técnicos dos equipamentos, mas principalmente, o manual de operação ‘sistêmica’ das instalações contendo a descrição dos procedimentos operacionais para a adequada operação dos sistemas. Além disso, os manuais conterão também a descrição de procedimentos de manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos e dispositivos para serem implementadas ao longo do uso e operação. Estes manuais seguem os requisitos da Certificação LEED® (Crédito de Comissionamento Avançado – Enhanced Commissioning), conforme estabelecido na norma ASHRAE Guideline 0 - The Commissioning Process.

 

Aplicação dos treinamentos dos sistemas prediais

Aplicação dos treinamentos das instalações dos sistemas prediais com enfoque na eficácia do processo de transmissão de informação e entendimento de conhecimento das equipes de administração, operação e manutenção predial no momento da entrega das instalações ou ao longo da fase de uso e operação do empreendimento. A implementação dos treinamentos segue os requisitos da Certificação LEED® (Crédito de Comissionamento Avançado – Enhanced Commissioning), conforme estabelecido na norma ASHRAE Guideline 0 - The Commissioning Process.

 

Cases

Veja alguns cases de comissionamento de sistemas prediais:

Contato

 

Para mais informações sobre os serviços do CTE para comissionamento de sistemas prediais, entre em contato com:

Eduardo Yamada - Consultor Senior, Líder do Núcleo de Sistemas Prediais e Integrante do Comitê Diretor da Unidade de Sustentabilidade 
e-mail: eduardoyamada@cte.com.br /  telefone: 11 2149-0300