URBANISMO E INFRAESTRUTURA SUSTENTÁVEIS

Para inovar, restaurar e renovar o ambiente urbano e comunidades

Consultoria focada na diferenciação de comunidades planejadas, loteamentos, bairros, cidades e obras de infraestrutura, através da adoção de estratégias de sustentabilidade nas fases de conceituação, projeto, construção e operação. Além da inovação, são objetivos desse trabalho a redução de custos operacionais, a preservação de recursos naturais, a criação de novas experiência urbanas através da qualificação ambiental e minimização de riscos do projeto.

 

Conheça as consultorias do CTE

 

Compromisso com o Desenvolvimento Urbano Sustentável – CDUS (Metodologia CTE)

Consultoria de sustentabilidade para projetos de escala urbana – comunidades planejadas, loteamentos, bairros e cidades – que pretendem implementar boas práticas, sem a necessidade de buscarem uma certificação ambiental. O objetivo do CDUS é garantir a implementação de estratégias de sustentabilidade visando a economia em custos operacionais, qualidade de vida aos usuários e redução dos impactos ambientais. Sua metodologia é dividida em três etapas relacionadas às diferentes fases do ciclo de vida de um empreendimento: Conceituação, Implementação e Monitoramento. Dessa forma, as estratégias de sustentabilidade são assumidas como um compromisso na fase de conceituação ou do planejamento estratégico do empreendimento, aderidas no desenvolvimento dos projetos e das obras e, por fim, passam por um processo de monitoramento, avaliação de desempenho e retroalimentação do processo, ao longo da sua fase de uso e operação.

 

Compromisso com a Infraestrutura Sustentável - CIS (Metodologia CTE)

Consultoria de sustentabilidade para projetos, obras e/ou operação de serviços de infraestrutura urbana ou rural, como rodovias, iluminação pública, geração de energia, saneamento básico, portos, aeroportos, parques, etc. A atuação do CIS pode inclusive ser iniciada antes, no momento da modelagem de PPPs e concessões, Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs) ou na elaboração de editais comprometidos com a sustentabilidade. O objetivo do CIS é garantir a implementação de estratégias de sustentabilidade que visam a redução de custos operacionais, qualidade dos serviços prestados e menores impactos ambientais. A metodologia desenvolvida pelo CTE, que pode envolver ou não processos de certificação ambiental, se aplica desde o desenvolvimento de modelagens e editais de concessão comprometidos com a sustentabilidade, até a análise dos projetos de engenharia e monitoramento das atividades de obra e dos processos de operação e manutenção sustentáveis.

 

Consultorias para Smart Cities

Consultoria para a introdução de tecnologias IOT relacionadas à informação e à comunicação, na gestão de projetos urbanos, visando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das pessoas nas cidades. A metodologia de Consultoria Smart Cities é desenvolvida em parceria com empresas terceiras de telecomunicações, para as diversas tipologias de escala urbana.

 

Certificação LEED for Neighborhood Development – LEED ND

Consultoria para projetos de escala urbana que visam o desenvolvimento sustentável e a obtenção da certificação LEED ND, promovida pelo U.S. Green Building Council (USGBC)/Green Business Certification Inc. (GBCI). Essa certificação se aplica para projetos com modelo compacto de desenvolvimento urbano (inseridos em ou bem conectados com áreas já desenvolvidas) e que possuem a construção das edificações em seu escopo, além da infraestrutura urbana.

 

Certificação SITES

Consultoria para projetos de escala urbana, parques ou áreas externas de empreendimentos, que visam o desenvolvimento sustentável e a obtenção da certificação SITES, promovida pelo Green Business Certification Inc. (GBCI). Essa certificação permite o desenvolvimento de projetos em terrenos Greenfield e não possui requisitos relacionados às edificações, se aplicando perfeitamente, portanto, a loteamentos e comunidades planejadas.

 

Certificação Aqua Bairros e Loteamentos

Consultoria para projetos de escala urbana que visam o desenvolvimento sustentável e a obtenção da certificação AQUA Bairros e Loteamentos, elaborada no Brasil pela Fundação Vanzolini. A metodologia AQUA de certificação permite o estabelecimento de um Sistema de Gestão específico para o projeto, além de promover diferentes selos, de acordo com a fase de desenvolvimento do empreendimento.

 

Consultorias para estratégias específicas de urbanismo sustentável

Desenvolvimento de estudos de eficiência energética e geração de energia renovável, conforto urbano, drenagem sustentável, plano de mobilidade, etc. Essas soluções são desenvolvidas tanto pela equipe interna de especialistas do CTE, como através de parcerias estratégicas com as empresas mais importantes em cada uma das suas especialidades.

Cases

Veja alguns cases de urbanismo e infraestrutura sustentáveis:

Contato

 

Para mais informações sobre as consultorias do CTE para urbanismo e infraestrutura sustentáveis, entre em contato com:

Myriam Tschiptschin - Líder do Núcleo de Urbanismo e Infraestrutura Sustentáveis  
e-mail: myriam@cte.com.br  /  telefone: 11 2149-0300